domingo, 3 de maio de 2015

ESTUDANTES DO IFNMG CÂMPUS ARAÇUAÍ APRESENTAM TRABALHOS NO IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ARINOS

No período de 28 a 30 de abril um total 10 alunos dos cursos técnicos e superiores do IFNMG- Câmpus Araçuaí apresentaram trabalhos de Iniciação Científica em seminário na cidade de Arinos.
 

Figura 1: equipe de estudantes do IFNMG-Câmpus Araçuaí, participantes do IV Seminário de Iniciação Científica em Arinos.

 O Coordenador de Pesquisa, Prof. Magno Barbosa que acompanhou a turma, juntamente com o Diretor Geral Aécio Miranda e os Professores Edide Freitas e Marcelo West, destaca a importância desse momento, argumentando que “O Seminário de Iniciação Científica (SIC) é um dos principais eventos da rede IFNMG na área da pesquisa, constituindo-se de um momento em que o orientador e o estudante têm a oportunidade de apresentar para um público muito grande os resultados de seus trabalhos investigativos. Isso demonstra a preocupação que o Câmpus Araçuaí tem não só com a produção do conhecimento, mas com a necessidade desse conhecimento ganhar espaço lá fora e de incorporar novos conhecimentos pela troca de experiências. Essa integração acrescenta muito na vida e no conhecimento dos estudantes que participaram do evento e motivam outros alunos para a área da pesquisa”. Os trabalhos apresentados trataram de diversos temas: ambiental; administração; informática; robótica e história. Esses trabalhos vêm sendo desenvolvidos na instituição e são apresentados na forma de Pôsteres, contendo resumos dos seus principais resultados (ver figura 2):


Figura 2: a) Apresentação de pôster- Curso de Administração b) Apresentação de pôster- Curso Gestão Ambiental

O trabalho "Simples Nacional: Vantagens e desvantagens para a comunidade empresarial", apresentado pelos acadêmicos Sandro, Gleiciane e Jéssica, aborda um tema de estrema importância para o setor empresarial, evidenciando a preferência sobre a pesquisa aplicada no nosso Câmpus. O trabalho foi orientado pelo professor Sumerly Junior e foi apresentado por estudantes do curso Bacharelado em Administração.
Na área tecnológica, foi apresentado um estudo intitulado “Implementação de um ambiente dinâmico de robótica educacional: investigação de uma proposta interdisciplinar", pesquisa apresentada pelas estudantes do curso técnico integrado em informática: Ana Luiza, Gabriela, Ramona e Yanne. A pesquisa tecnológica vem sendo desenvolvida no Câmpus Araçuaí desde 2012 com a orientação dos professores Jeancarlo, Marcelo West, Magno Barbosa e Fernando Marcos. O projeto apresenta resultados impressionantes como criação de um irrigador automatizado, montagem de um robô de trilha autônomo, premiação em Olimpíada Brasileira de Robótica, oficinas e minicursos de robótica. Ainda na área tecnológica foi apresentado o estudo “Uma Aplicação de Sistemas da Gestão da Aprendizagem como á Apoio a Gestão da Informação: Estudo de caso em Entidades Filantrópicas”.Trata-se de um trabalho de Iniciação Cientifica, orientado pelo professor Jeancarloe que está baseado na construção de um ambiente virtual de aprendizagem ( AVA), aplicado a entidades que lidam com crianças e jovens carentes da cidade de Itinga.
O trabalho “Educação ambiental e formação de docentes: um estudo de caso”, desenvolvido pelo acadêmico Roberto Sander, orientado pela Professora Carla Silva, se ocupou de investigar a inserção da temática ambiental na escola pública de Santana do Araçuaí. Aluno do curso superior em Gestão Ambiental, Sander compreende que essa é uma grande oportunidade de conhecer como os educadores lidam com a temática ambiental, tão importante nos dias atuais.
Com o título- Darcy Ribeiro: A trajetória política de um 'intelectual de esquerda", o aluno do curso Técnico em Meio Ambiente, João Victor, orientado pelo professor Edi de Freitas, traça uma análise investigatória dos feitos políticos deste personagem. A pesquisa visa compreender  o aprofundamento na participação política de Darcy Ribeiro no cenário político  e de alguns elementos da política latino-ameriacanadas décadas de  1950 a 1970.

Pela diversidade e profundidade dos temas apresentados no evento podemos assegurar que o IFNMG- Câmpus Araçuaí, mais do que um ambiente de ensino, é um espaço da produção do conhecimento, por meio da pesquisa e da disseminação desses resultados, fazendo com que esses estudos revertam-se em benefício à comunidade. Vale lembrar que a equipe participante é apenas uma parte de um grande contingente de estudantes que estão envolvidos com a atividade de pesquisa no Câmpus. Nesse sentido, um dos nossos pleitos é que, em breve, possamos ter a realização desse brilhante evento no Câmpus Araçuaí, onde será possível contar com uma participação mais efetiva da comunidade local.

Fonte: IFNMG

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger