quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MUNICÍPIOS DO VALE DO JEQUITINHONHA AFETADOS PELA SECA RECEBEM CISTERNAS


Começaram a ser entregues nesta quarta-feira (14),  pelo Governo Estadual, 685 cisternas flexíveis para os 54 municípios mais afetados pela seca, que atinge principalmente o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha. As ações integram o Plano de Contingência para Minimização dos Impactos Provocados pela Seca – Plano Seca 2011, por meio do qual o Estado está investindo R$ 9,828 milhões com a contratação de caminhões-pipa para distribuição de água, aquisição de cestas básicas e compra de cisternas.


O chefe do Gabinete Militar do Governo de Minas e coordenador estadual da Cedec, coronel Luiz Carlos Dias Martins, formalizou, em Montes Claros, a entrega das primeiras cisternas a 34 municípios do Norte mineiro. Dia 20, em Araçuaí, está prevista a entrega de cisternas para 20 municípios do Vale do Jequitinhonha.


Aliado a ações emergenciais,  os municípios vão contar ainda com o Programa de Convivência com a Seca e Inclusão Produtiva, envolvendo as regiões Norte de Minas e os vales do Jequitinhonha e Mucuri, que está em implantação. Iniciado em 2009, o objetivo do projeto é a construção de 10 mil bacias de captação de água das chuvas e duas mil barragens de pequeno e médio porte, envolvendo 188 municípios divididos em quatro frentes de trabalho. A região Norte está constituída por 110 municípios e as frentes de trabalho dos vales do Jequitinhonha e Mucuri estão compostas por 43 e 35 localidades, respectivamente.

Armazenagem de água


A Cedec avalia que, com as cisternas, as famílias conseguem se estruturar melhor para enfrentar o desafio da estiagem prolongada. De lona e de fácil montagem, as cisternas flexíveis são instaladas em um dia e passarão a armazenar água distribuída através de caminhões-pipa.

Texto: O Norte.net

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger